Não desanime, você pode recuperar suas dores musculares e articulares treinando musculação!! Isso mesmo, nada de desculpas de que não poderá ir à academia, de acordo com Urso & Sawka (2013), a inflamação pode ser diminuída se a sobrecarga mecânica for aplicada durante a fase regenerativa, promovendo uma interação crítica entre a sinalização mecânica e alterações bioquímicas na matriz do tendão estimulando a renovação do colágeno e recuperação da força mecânica. Ainda fazem um alerta para o uso de anti-inflamatórios, que podem ser prejudicial para a resposta do colágeno, impactando a adaptação do tendão com a carga mecânica, inibindo a cicatrização do tendão ao tecido ósseo,diminuindo a resistência à ruptura de tendões, além de interferir negativamente sobre a atividade das células satélites se usado a longo prazo.
Não utilize estas substâncias em qualquer situação de dor, devem ser prescritas apenas por um médico.
Quando nos exercitamos, nosso organismo libera substâncias como a endorfina, capazes de interagir com receptores cerebrais e reduzir a percepção dolorosa. De maneira geral as endorfinas atuam como analgésicos endógenos e também tem propriedades sedativas, sendo produzidas no cérebro, medula e muitas outras partes do organismo. Outros benefícios proporcionados por essa elevação central de endorfinas são o alívio do estresse, o desenvolvimento da autoestima e melhorias na qualidade do sono.
O treinamento resistido é muito importante para tratar lesões, desde que a execução do movimento seja correta e com amplitudes completas, sua recuperação será muito mais rápida! O estudo de Andersen et al., (2012) tratou pacientes com dores no pescoço e ombro com exercício resistido etambém se mostrou eficiente para melhorar o limiar de dor em outros músculos do corpo. Então vem pro meu time, bora treinar!!!