PREPARAÇÃO FÍSICA

Como superar o desfio da performance física no esporte?

Quando pensamos na periodização e elaboração da preparação física para um esporte, temos que otimizar a qualidade dos exercícios que serão utilizados para melhorar o desempenho físico, considerando o tempo necessário para a treinabilidade da modalidade esportiva específica e o desgaste que a mesma irá gerar no corpo. O Impacto gerado nas articulações pela maioria das atividades esportivas, não é computado na preparação física, e este é o grande motivo da enorme incidência de lesões no esporte.

Apesar de ser muito antigo, a moda da vez é o treinamento funcional, será que ele é realmente a melhor opção para o desenvolvimento do condicionamento físico? O treinamento funcional são exercícios para tornar as funções corporais da coordenação motora mais hábeis, como equilíbrio, flexibilidade, potência, agilidade e força, são exercícios de deslocamentos como agachar, pular, correr, girar, empurrar, entre outros, feitos com os movimentos naturais do corpo, opa…. isso é uma condição que a própria modalidade esportiva irá proporcionar também, por exemplo, a prática do tênis desenvolve todas estas funções igualmente, o que vai melhorar estas habilidades físicas e tornar o corpo capaz de exercer os movimentos com a melhor tolerância e competência possível é a melhora da força muscular e da velocidade de deslocamento (como os tiros na corrida), ou seja, é exatamente o que vai melhorar a Potência= Força x Aceleração.

O que diferencia um tipo de exercício e outro para maior desempenho físico, é a qualidade do esforço físico realizado, então, quando você realiza os exercícios funcionais com os movimentos naturais com apenas o peso corporal, eles se tornam semelhantes aos da modalidade esportiva, sendo portanto limitados e insuficientes para ganhos de força muscular necessária, além de ser mais um componente de impacto para  incidência de lesões. Quantas repetições você terá que fazer numa série de exercícios funcionais com o peso do seu corpo para equivaler a uma série de um agachamento no Smith com amplitude completa e carga de 50 a 70 kg?  Ou ainda trabalhar métodos de treinamento extremamente fortes como drop-sets, tri-sets ou um bi-set de barra fixa + puxada na polia com cargas, etc. E se você vai trabalhar deslocamentos, saltos, etc., para melhorar agilidade, também são limitados para equivaler a um tiro de 1’ a 4’ na velocidade da sua capacidade máxima como de 15 a 20 km/h, ou seja, quando chegamos a um nível de treinabilidade profissional, ou ainda que seja para prevenir ou tratar lesões, o treinamento funcional se torna limitado ou insuficiente. Não estou condenando esta opção de treinamento, estou apenas demonstrando que em situações especiais, eles não são a melhor opção.

Haverá a necessidade de equipamentos como os da musculação e esteira para poder exigir um esforço físico muito além, para que os músculos e as articulações possam suportar uma carga esportiva maior. Ainda terão aqueles que insistem em dizer que a coordenação motora será melhor trabalhada nos exercícios funcionais. Será? O que é Coordenação motora? É a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes, sendo assim, o treinamento da força muscular é uma exigência prévia e indispensável para o aprimoramento da coordenação inter e intra-muscular as quais são o principal meio de intervenção das adaptações neuro-motoras para tal desenvolvimento. Então quando o  objetivo é buscar a melhora do desempenho esportivo, treinar FORÇA É INDISPENSÁVEL! Não perca seu tempo!

Outros Artigos
EXERCÍCIO NA GESTAÇÃO
De acordo com o estudo de Hinman et al (2015), na Universidade da Flórida, historicamente, as ...
LCA: Fisioterapia ou Cirurgia
Você faria mesmo sabendo que o tratamento fisioterapêutico tem os mesmos resultados? Um excel...
PREPARAÇÃO FÍSICA
Como superar o desfio da performance física no esporte? Quando pensamos na periodização e el...